quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Construindo

Ao nascermos, trazemos ao mundo, o encargo de uma missão. Um propósito para a permanência passageira neste plano. Cada um deve (e precisa!) evoluir.

Assim, uns nascem para ser construtor. Arquitetos de grandes construções. Não necessariamente prédios, mas construtores de projetos mais amplos, ou formadores de personalidades. Essas pessoas tem, intrínseco em sua na alma, a capacidade de contribuir, de apoiar, de fortalecer o que quer que seja. Ao plantar uma flor, por exemplo, a planta vinga mais viçosa e fortalecida pela energia positiva das mãos que a cultivam.

Percebe-se claramente quem são os construtores. Primeiro porque estão sempre cercadas de bons amigos, com um astral positivo e motivadas a felicidade. Essas pessoas não criam problemas, ao contrário, estão sempre envolvidas com a solução. Para estes, não importa se o trabalho é difícil, o prazer reside na cooperação.

Assumem diante da vida e das dificuldades que, por vezes aparecem, uma postura de otimismo e acreditam firmemente na realização dos seus sonhos. Por vezes sonham alto, mas isso não é empecilho, afinal, impossível é apenas uma questão de ponto de vista.



Em contraponto à balança, existem os motoristas de retro-escavadeira. Os destruidores. Aqueles que se apegam a inveja e ao ciúme para terminar com qualquer trabalho ou atividade que esteja dando certo. Pra estes, pouco importa quanta energia foi dispensada na construção, ou quantas mãos trabalharam unidas para erguer o prédio. Eles querem destruir a todo custo.

Costumeiramente, os destruidores, não admitem ou reconhecem os méritos alheios. Ao contrário, esperam os “louros” para si, mesmo que sua contribuição tenha sido parca (ou nenhuma!) e turbulenta. São adeptos da filosofia: “se não posso contribuir, posso atrapalhar... o importante mesmo é participar”. E dessa forma, transformados num trator de esteira turbinado, saem derrubando tudo que encontram pela frente. Sentimentos como ódio, vingança, ciume e ganância ficam explícitos no olhar, apesar de conscientemente tentarem disfarçar.

Não é difícil reconhecer tais perfis. Eles costumam agir de forma sorrateira, criando intrigas e semeando fofocas com a intenção de desmotivar os construtores e acabar com qualquer bem fomentado. Também costumam “cacarejar” muito, pois precisam de mídia e platéia, mas no fim, acabam solitários e desacreditados, esquecidos e ofuscados pela capacidade de quem sabe construir!


Um comentário:

  1. Cada vez melhor teus textos falando da realidade. Muito bom mesmo. Estou recomendando no Twitter e no Face pro pessoal.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Indefinível mulher, com tantas fases quanto a lua. Um tanto louca, um pouco santa, apaixonada e determinada em conquistar o que mereço. Amante da escrita, valorizo os detalhes, todos, mesmo os mais insignificantes. Chorona, me emociono até com comerciais. Acredito que a verdadeira beleza está na simplicidade. E sou assim, despida de vaidades efêmeras, sem nunca abandonar um bom perfume e a maquiagem. No mais, descubra-me, pois ainda estou no caminho da minha identidade.