sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O verdadeiro conhecimento

Outro dia vi alguém desdenhar outra pessoa por seu grau de qualificação. Faculdade e graduação são primordiais para ser alguém. Será mesmo?
Não questiono a importância dos estudos, ao contrário no mundo coorporativo atual, graduação é pré-requisito para qualquer cargo. Mas a grande pergunta é: Ter formação acadêmica é o que nos faz “ser alguém”? Será o diploma que nos confere credibilidade? Serão os bancos acadêmicos que nos proporcionam caráter?
Infelizmente (ou felizmente!), desde muito cedo aprendi que valores como dignidade, respeito e caráter, são heranças que trazemos do berço e, que de nada adiantam faculdades e especializações se não nos especializamos na arte de viver!
Somos fruto das nossas vivências e das lições que aprendemos com as dificuldades e obstáculos que a vida nos impõe. Cada um pode assumir o seu papel, aumentando os problemas ou fazendo parte das soluções. Cada um pode tornar-se por vontade própria vitima ou herói nas situações.
Respeito ao próximo e suas crenças, humildade, reconhecimento ao outro, carinho, honestidade, trabalho em equipe, simpatia, iniciativa e até mesmo competência, são características intrínsecas a personalidade de cada um, que não acompanham o diploma. Prova disso, são centenas de recém formados (ou não tão “recém”) que ficam impossibilitados de exercer sua profissão por falta destes requisitos.
Creio que o grande segredo para o sucesso (sempre tão almejado!) não esteja basicamente relacionado ao nível de formação ou ao nome da faculdade, mas certamente, está atrelado ao trabalho sério e ético, baseado nos conceitos e valores que acompanham o caráter.
Conheço inúmeros casos de autodidatas que mal freqüentaram os primeiros anos dos bancos escolares, mas que se tornaram grandes personalidades por sua capacidade de aceitar o desafio e se adaptar a mudança. Grandes homens (ou mulheres), não são os que gritam alto e impõe sua vontade pela força, mas aqueles que conquistam seguidores por sua personalidade e liderança. (Mandar é bem diferente de comandar).
De nada adianta ser formado na faculdade, se as lições mais primordiais deixamos de aprender com a escola da existência, afinal, o verdadeiro conhecimento nasce no plano dos sentimentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Indefinível mulher, com tantas fases quanto a lua. Um tanto louca, um pouco santa, apaixonada e determinada em conquistar o que mereço. Amante da escrita, valorizo os detalhes, todos, mesmo os mais insignificantes. Chorona, me emociono até com comerciais. Acredito que a verdadeira beleza está na simplicidade. E sou assim, despida de vaidades efêmeras, sem nunca abandonar um bom perfume e a maquiagem. No mais, descubra-me, pois ainda estou no caminho da minha identidade.